A técnica de respiração pode ser a chave para você assumir o controle da sua performance em qualquer momento do seu dia. Independentemente se você já está super focado e trabalhando bem ou se passou por alguma distração que pode ter tirado você do seu centro, essa estratégia vai te ajudar a voltar ao trilho rapidamente. Assim, você evita desperdiçar seu precioso tempo e energia ao longo do dia.
Mas o que realmente significa ter controle da sua performance? Significa conseguir equilibrar o sistema nervoso autônomo, que é responsável por funções vitais automáticas do nosso corpo. Seu coração bate sem você pensar, sua respiração acontece automaticamente, suas células se nutrem e eliminam toxinas, tudo sem que você tenha controle consciente sobre essas ações. Porém, apesar de funcionar autonomamente, esse sistema pode sofrer sua interferência direta por meio de uma técnica poderosa: a técnica de respiração.
Breathwork: O Poder da Respiração na sua Performance
As técnicas de Breathwork, também conhecidas como práticas respiratórias, são poderosas ferramentas para controlar seu sistema nervoso autônomo, ajudando-o a trabalhar a seu favor. A respiração é estudada e valorizada há milhares de anos na medicina Ayurveda, chamada também de medicina mãe, que utiliza técnicas respiratórias sob o nome de Pranayama.
Prana significa energia e Yama significa controle, então Pranayama é, literalmente, o controle da energia vital através da respiração. Quando você respira corretamente, suas células recebem oxigênio adequado, mantendo-se vivas e ativas. A respiração é a única função do sistema autônomo que você pode controlar voluntariamente. Você pode decidir respirar forte, devagar, ou até mesmo segurar o ar temporariamente.
Quando você fica ansioso, estressado ou agitado, sua respiração se torna rápida e curta. Isso faz com que as emoções negativas sejam retroalimentadas, aumentando o sentimento de ansiedade ou estresse. Se você aprender e aplicar corretamente a técnica de respiração, pode interromper esse ciclo negativo e retomar rapidamente o controle emocional, aumentando sua performance.
Simpático e Parassimpático: O Equilíbrio que sua Performance Precisa
O sistema nervoso autônomo é composto por duas partes essenciais: o sistema simpático e o parassimpático. O sistema simpático é responsável pelo seu estado de alerta, atenção, luta ou fuga, estresse e agitação, enquanto o parassimpático é responsável pelo relaxamento, calma e paz.
Esses dois sistemas precisam estar equilibrados para que você tenha plena capacidade de raciocínio. Quando o sistema simpático está muito ativado, suas reações primitivas predominam, gerando ações impulsivas ou estressantes. Já quando o sistema parassimpático prevalece, emoções fortes podem prejudicar sua capacidade cognitiva. Nenhum dos dois extremos é positivo para sua performance.
No dia a dia, é comum o sistema simpático estar constantemente elevado devido ao ritmo acelerado e exigências contínuas do ambiente. Isso afeta sua capacidade de manter o cérebro ativo, produtivo e focado. O desequilíbrio acaba gerando frustrações acumuladas ao longo dos dias, semanas, meses e até anos. Para evitar essa bola de neve emocional e mental, é fundamental que você aprenda a técnica de respiração correta para restaurar rapidamente o equilíbrio entre simpático e parassimpático.
Quando Utilizar a Técnica de Respiração no seu Dia a Dia
Você pode utilizar a técnica de respiração estrategicamente em vários momentos críticos do seu dia. Por exemplo, toda vez que você começar uma nova atividade, especialmente se mudar completamente o contexto, é recomendado que pratique a técnica de respiração.
Se você está estudando e depois precisa começar a trabalhar, são atividades mentalmente diferentes. Uma exige captação de informação e a outra execução. Fazer uma breve pausa para aplicar a técnica de respiração entre essas duas atividades permite que você desligue uma função cerebral e ligue a outra de forma eficiente. Se não fizer isso, seu corpo provavelmente buscará esse reset naturalmente, gerando cansaço repentino, sono ou baixa performance no início da atividade seguinte.
Outro momento-chave para usar a técnica é antes de uma reunião importante ou de um momento decisivo, onde é fundamental que sua mente esteja plenamente ativa para comunicar-se bem ou tomar decisões assertivas. Quando você sente que está ficando estressado ou ansioso, pare alguns minutos e aplique a técnica. Vá ao banheiro se for necessário, respire calmamente e volte com equilíbrio emocional para resolver o que for preciso com clareza e objetividade.
Aplicando na Prática: Como Fazer a Técnica de Respiração Passo a Passo
Você pode aplicar esta técnica a qualquer momento do seu dia para reajustar sua performance mental rapidamente. Para começar, escolha um local tranquilo e sente-se confortavelmente. Coloque um timer para 5 minutos.
Feche os olhos e se concentre exclusivamente na sua respiração. Inspire lentamente pelo nariz durante quatro segundos, então expire lentamente também pelo nariz durante oito segundos. A respiração deve ser contínua e suave:
- Inspire em 4 segundos;
- Expire em 8 segundos;
- Repita por 5 minutos continuamente.
Esse padrão respiratório ajuda a elevar o seu sistema parassimpático naturalmente, reduzindo o sistema simpático que geralmente está muito elevado devido ao ritmo acelerado do seu dia. Dessa forma, você consegue evitar aquele padrão acelerado, onde sua mente processa mais de mil palavras por minuto, gerando ansiedade ou fadiga mental.
Quando você começa uma nova atividade, o cérebro precisa reduzir o ritmo anterior e iniciar com foco e clareza. Sem a técnica, o cérebro pode frear abruptamente, causando sono e cansaço, prejudicando sua produtividade. Mas, aplicando essa técnica de respiração, você retoma rapidamente sua energia mental e começa imediatamente com alto desempenho, sem precisar de pausas longas.
Integrando a Técnica de Respiração na Rotina Diária
Para obter o máximo benefício dessa técnica, integre-a diariamente em momentos estratégicos:
- Ao começar cada novo bloco de tarefas;
- Antes de reuniões importantes;
- Ao perceber os primeiros sinais de estresse ou ansiedade.
Você pode colocar um alarme ou lembrete no celular para não esquecer. Fazer isso com regularidade tornará a técnica de respiração um hábito natural, potencializando significativamente sua performance e sua capacidade de decisão ao longo do dia.
Coloque em Prática Agora Mesmo!
Você agora possui uma poderosa ferramenta que vai te ajudar a ter controle total da sua performance. Não subestime o poder dessa técnica de respiração, pois ela pode mudar completamente o seu desempenho, sua produtividade e até mesmo a forma como você é visto pelas outras pessoas.
Quando você mostra equilíbrio emocional, mesmo diante de situações estressantes, as pessoas passam a te admirar pela sua antifragilidade. Você será visto como alguém centrado e capaz de lidar com desafios sem perder a calma.
Aplique essa técnica simples, pois o máximo da sofisticação está justamente na simplicidade. Não permita que seu dia, semana ou ano seja embolado por falta de controle emocional. Execute a técnica de respiração, tome o controle da sua performance e transforme os seus dias em dias muito mais produtivos e satisfatórios.
Agora respire fundo e dê o primeiro passo para conquistar o controle total da sua performance!
Leia também – Reprogramando Hábitos: A Verdade Sobre a Formação de Novos Comportamentos.